Database : HANSEN
Search on : ARTERIOSCLEROSE [Subject descriptor]
References found : 3 [refine]
Displaying: 1 .. 3   in format [Detailed]

page 1 de 1

  1 / 3 HANSEN  
              next record last record
select
to print
Texto Completo-Pt
Id:17762
Author:Centro de Estudos "Reynaldo Quagliato".
Title:Meningoencefalite por cryptococcus neoformans como complicaçao de insuficiencia vascular arteriosclerotica em hanseniase virchowiana / ver / Encephalitis for Cryptococcus neofarmans as complication of arteriosclerosis vascular insufficience
Source:Hansen. int;6(2):146-153, dez. 1981. ilus.
Abstract:E apresentado o caso de um paciente de cor branca, com 39 anos de idade, portador de hanseniase virchowiana, que nos ultimos tres anos de vida apresentou uma sequencia de complicaçoes, incluindo surtos subentrantes de reaçao hansenica (eritema nodoso), gangrena isquemica de pe esquerdo, amputaçao do membro inferior esquerdo, acidente vascular isquemico cerebral, e quadro, final infeccioso com sinais de comprometimento meningo e hipertençao intracraniana. A autopsia demonstrou um paciente virchowiano com grau avançado de arteriosclerose para a idade, principalmente no cerebro e segmento distal da aorta e sua ramificaçoes, com trombose de aorta terminal, iliacas primitivas e renais ao lado de trombose venosa em estadios variados de organizaçao da femural e iliaca esquerdas, e segmento distal da cava inferior. O encefalo mostrava amolecimentos isquemicos em organizaçao, e difuso comprometimento meningoencefalico por reaçao granulomatosa a cytococcus neoformans. E discutido o encontro de comprometimento arteriosclerotico intenso e precoce com trombose e insuficiencia circulatoria em dois territorios arteriais importantes, bem como as eventuais relaçoes dos fenomenos de trombose arterial, e venosa com os epsodios subentrantes de eritema nodoso hansenico...(AU).
Descriptors:HANSENIASE VIRCHOWIANA/compl
HANSENIASE VIRCHOWIANA/diag
HANSENIASE VIRCHOWIANA/fisiopatol
CRIPTOCOCOSE/compl
CRIPTOCOCOSE/diag
CRIPTOCOCOSE/fisiopatol
ARTERIOSCLEROSE/diag
Limits:RELATO DE CASO
HUMANO
ADULTO
Electronic Medium:http://hansen.bvs.ilsl.br/textoc/hansenint/v01aov20/1981/PDF/v6n2/v6n2a06.pdf / Pt
Location:BR191.1


  2 / 3 HANSEN  
              first record previous record next record last record
select
to print
Id:17256
Author:Putinatti, Maria Stella de Mello Ayres
Title:Comportamento do perfil lipídico em pacientes portadores de hanseniase ?-
Source:Botucatu; s.n; 2003. xi,94 p. mapas, tab, graf.
Thesis:Present for Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Medicina de Botucatu presented for the degree Mestre.
Abstract:Na literatura existem poucos trabalhos recentes relacionados as alterações do perfil lipidico em pacientes portadores de hanseniase. Avaliando-se os exames laboratoriais nestes pacientes, chamou-nos a atenção algumas alterações lipídicas, despertando nosso interesse na comparação entre estes resultados e os de individuos da população geral. Estudou-se o perfil lipidico, atraves do CT, HDL, LDL e TG em 43 pacientes portadores de hanseniase, classificados como PB e MB, de todas as idades e de ambos os sexos, antes do inicio do tratamento e durante o mesmo; os resultados foram comoparados de forma pareada quanto ao sexo e idade com individuos não portadores de hanseniase. Avaliou-se, ainda, o perfil lipidico em pacientes MB que apresentaram surtos reacionais. Não se observou diferença estatistica entre sexo e idade. Observou-se, nos pacientes hansenianos, que os valores do CT e da fração HDL-c estavam diminuidos em relação ao grupo controle, com significancia estatistica. Para a fração LDL-c e para os TG, os valores observados encontravam-se nos limites da normalidade, sem variação estatistica significativa. Em relação aos pacientes PB e MB, o CT e a fração HDL-c apresentaram valores diminuidos, com variação estatisticamente significativa para os MB. A fração LDL-c e os TG mantiveram niveis dentro da normalidade e sem variação estatistica entre os grupos. Apos o inicio do tratamento, observou-se na 6ª dose, para os PB, que os valores do CT, da fração LDL-c e os TG diminuiram, onde apenas os valores do CT apresentaram diferença significante. A fração HDL-c estava aumentada, mas dentro dos parâmetros normais. Nos pacientes MB, os valores do CT estavam aumentados, sem significancia estatistica. As frações HDL-c, LDL-c e os TG apresentaram-se aumentados, sendo que apenas a fração HDL-c apresentopu variação estatisticamente significante, embora se mantivesse dentro dos parametros normais...(AU).
Descriptors:HANSENIASE/compl
ARTERIOSCLEROSE
Limits:RELATO DE CASO
Location:BR191.1; WC335.102.70, P982c


  3 / 3 HANSEN  
              first record previous record
select
to print
Id:7044
Author:Fleury, Raul Negrao; Opromolla, Diltor Vladimir Araujo; Tonello, Claudio Joaquim Sampaio.
Title:Meningoencefalite por cryptococcus neoformans como complicacao de insuficiencia vascular arteriosclerotica em hanseniase virchoviana.
Conference:Present in: Secao Anatomo-Clinica, Bauru, dez.,1981.
Descriptors:HANSENIASE LEPROMATOSA
ERITEMA NODOSO
 MENINGOENCEFALITE
 CRIPTOCOCOSE
 ARTERIOSCLEROSE
Location:BR191.1



page 1 de 1
   


Refine the search
  Database : HANSEN Advanced form   
Search for : Free form   

    Search in field  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH powered by WWWISIS

IAH - © BIREME/PAHO/WHO
Latin American and Caribbean Center on Health Sciences Information