Base de dados : HANSEN
Pesquisa : HIV/IMUNOL [Descritor de assunto]
Referências encontradas : 6 [refinar]
Mostrando: 1 .. 6   no formato [Detalhado]

página 1 de 1

  1 / 6 HANSEN  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Texto Completo-en
Id:26900
Autor:Hussain, T; Kulshreshtha, K; Ghei, S. K; Natarajan, M; Katoch, K; Sengupta, U.
Título:HIV seroprevalence in leprosy patients.
Fonte:Int. J. Lepr;68(1):67-69, Mar., 2000. .
Descritores:HIV/genet
HIV/imunol
HIV/fisiol
Hanseníase/compl
Hanseníase/imunol
Hanseníase/fisiopatol
Limites:Humanos
Meio Eletrônico:http://hansen.bvs.ilsl.br/textoc/revistas/intjlepr/2000/pdf/v68n1/v68n1cor04.pdf - en.
Localização:BR191.1


  2 / 6 HANSEN  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:25725
Autor:Trindade, Maria Angela Bianconcini; Manini, Marli Izabel Penteado; Masetti, Jose Homero; Leite, Mirian Aparecida; Takahashi, Maria Denise Fonseca; Naafs, Bernard
Título:Leprosy and HIV co-infection in five patients: a retrospective study
..-
Fonte:s.l; s.n; s.d. 9 p. tab.
Descritores:Hanseníase/compl
Hanseníase/diag
Hanseníase/imunol
Hanseníase/fisiopatol
Síndrome de Imunodeficiência Adquirida/compl
Síndrome de Imunodeficiência Adquirida/diag
Síndrome de Imunodeficiência Adquirida/imunol
Síndrome de Imunodeficiência Adquirida/fisiopatol
HIV/imunol
HIV/fisiol
Limites:Humanos
Localização:BR191.1; 01145/d.a


  3 / 6 HANSEN  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto Completo-pt
Id:24291
Autor:Opromolla, Diltor Vladimir Araújo; Tonello, Claúdio José S; Fleury, Raul Negräo.
Título:Hanseníase dimorfa e infecçäo pelo HIV (Aids) / Borderline leprosy and HIV infection
Fonte:Hansen. int;25(1):54-59, jan.-jul. 2000. ilus.
Resumo:Uma paciente jovem, de cor branca apresentando dor na perna esquerda e uma placa no membro superior esquerdo com distúrbios de sensibilidade, baciloscopia + e com diagnóstico de hanseníase DT, iniciou tratamento com a PQT/OMS para MB. Três meses após o início do tratamento, apresentou surto reacional (Reaçäo tipo 1) com acentuaçäo da infiltraçäo e do edema na lesäo inicial e o aparecimento de várias outras placas, também eritematosas, disseminadas por todo o tegumento. Nessa ocasiäo, a dor na perna continuava e näo parecia relacionada com a hanseníase. Pelo fato de eletroneuromiografia ter sido inconclusiva, foi realizada uma ressonância magnética que acusou um neurinoma no nível da 4ª vértebra lombar que a histopatologia mostrou tratar-se de um schwanoma benigno. O tumor foi retirado cirugicamente e a dor desapareceu...(AU).
Descritores:HANSENIASE DIMORFA/diag
HANSENIASE DIMORFA/fisiopatol
HANSENIASE DIMORFA/reabil
SINDROME DE IMUNODEFICIÊNCIA ADQUIRIDA/compl
SINDROME DE IMUNODEFICIÊNCIA ADQUIRIDA/diag
HIV/imunol
HIV/fisiol
Limites:RELATO DE CASO
HUMANO
FEMININO
ADULTO
Meio Eletrônico:http://hansen.bvs.ilsl.br/textoc/hansenint/v21aov29/2000/PDF/v25n1/v25n1a06.pdf - pt.
Localização:BR191.1


  4 / 6 HANSEN  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto Completo-en
Id:24261
Autor:Andrade, Vera; Alves, Tadiana Moreira; Avelleira, Joao Carlos Regazzi; Bayona, Manuel.
Título:Prevalence of HIV1 in leprosy patients in Rio de Janeiro, Brasil.
Fonte:Hansen. int;21(1):f27^l33, jan.-jun. 1996. tab.
Resumo:The purpose of this study was to learn if HIV1 infection was associated with leprosy in South America, Rio de Janeiro, Brazil by comparing the prevalence rates of 1,016 leprosy patients tested on a voluntary basis and 78,482 blood donors. A cross-sectional suvery of anti-HIV1 antibodies was conducted in Rio de Janeiro, from 1990 to 1992 for this purpose. HIV1 prevalence found armong leprosy patients was (three cases) 2.9 per 1.000 and among blood donors was (282 cases) 3.8 per 1.000. Such difference was not significant (OR=0,79,p = 0.69). Since HIV1 cases were only found among male leprosy patients, futher analysis excluded females. Male leprosy patients showed a slighty higher prevalence of HIV1 than blood donors before and afterageadjustment. However, this result was not statistically significant (adjusted odds ratio=1.38,95 por cento CI 0.35-4.5,p=0.83)...(AU.
Descritores:HANSENIASE/epidemiol
SINDROME DE IMUNODEFICIÊNCIA ADQUIRIDA/compl
SINDROME DE IMUNODEFICIÊNCIA ADQUIRIDA/diag
SINDROME DE IMUNODEFICIÊNCIA ADQUIRIDA/epidemiol
HIV/imunol
HIV/fisiol
Limites:RELATO DE CASO
HUMANO
Meio Eletrônico:http://hansen.bvs.ilsl.br/textoc/hansenint/v21aov29/1996/PDF/v21n1/v21n1a03eng.pdf - en.
Localização:BR191.1


  5 / 6 HANSEN  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:23220
Autor:Araujo Filho, Joao Alves de
Título:Co-infeccao pelo virus da imunodeficiencia humana (HIV) e o Mycobacterium leprae: aspectos imunologicos e caracterizacao anatomopatologica e imunofenotipica de lesoes de pele
?-
Fonte:Goiania; s.n; 2001. 82 p. ilus, tab.
Tese:Apresentada a Universidade Federal de Goias. Instituto de Patologia Tropical e Saude Publica para obtenção do grau de Mestre.
Resumo:O aumento de susceptibilidade a infecções por micobactérias, notadamente Mycobacterium avium e Mycobacterium tuberculosis, é uma conseqüência bem conhecida da infecção pelo Vírus da Imnudeficiência Humana (HIV) refletindo em maior morbi/letalidade nos pacientes co-infectados. À medida que o HIV se dissemina em regiões tropicais e subtropicais endêmicas para a hanseníase, como é o caso do Brasil, os efeitos do HIV na hanseníase deveriam ser aparentes. No entanto, várias questões, como as listadas, ainda não estão totalmente esclarecidas. A infecção pelo HIV: constitui fa or de risco para a hanseníase? Agravaria a hanseníase pré-existente? Altera a progressão da resposta imune para o Mycobacterium leprae e as manifestações da doença levando a amior incidência de formas multibacilares? Altera a histoarquitetura e a compisição celular da pele? Favorece maior número de reações tipo 2? Representa fator de risco para incapacidades? Infuência o tratamento MDT-hansênico? Aumenta a letalidade? Relatos de casos isolados ou pequenas casuísticas de pacientes co-infectados descritos indicam que a interação HIV-M. leprae é incerta, pouco conhecida e representa um enigma do ponto de vista imunológico. A imunidade celular, gradativamente comprometida na infecção pelo HIV, representa o mecanismo protetor crucial para ambos patógenos. Embora pudéssemos prever um resultado desfavorável à medida que a imunossupressão se instala e a imunidade celular diminui, não está definido até que ponto a infecção por um patógeno influencia o curso da outra infecção. No contexto de uma região de alta endemicidade para a hanseníase e média endemicidade para o HIV, como é o Estado de Goiás, o presente estudo se propôs a avaliar a situação de co-infecção HIV-M. leprae entre os pacientes atendidos no centro de referência HAA/HDT. Dezoito pacientes co-infectados, atendidos no HAA/HDT, Goiânia, Goiás, no período de 1986 a 2001, que assinaram consentimento informado, tiveram biópsias de lesões de pele disponíveis para a análise histopatológica (HE e Fite-Faraco) e imunofenotípica (imuno-histoquímica). Utilizaram-se os critérios de classificação de Ridley-Jopling. A metade das biópsias analisadas era de pacientes virgens de tratamento e as demais, de pacientes em tratamento (n=3), em lesão residual pós tratamento (n=3) e nos casos de retratamento (n=3). Contagens de linfócitos T CD8+ periféricos (Citometria de Fluxo, FACSCount, BD) e valores de carga viral (NASBA, Organon), obtidos(AU).
Descritores:HIV/cresc
HIV/genet
HIV/imunol
MYCOBACTERIUM LEPRAE/cresc
MYCOBACTERIUM LEPRAE/genet
MYCOBACTERIUM LEPRAE/imunol
HANSENIASE/imunol
HANSENIASE/microbiol
SINDROME DE IMUNODEFICIÊNCIA ADQUIRIDA/imunol
SINDROME DE IMUNODEFICIÊNCIA ADQUIRIDA/microbiol
Limites:HUMANO
Localização:BR191.1, A15c


  6 / 6 HANSEN  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Id:15593
Autor:Nery, José Augusto da Costa
Título:Aspectos clínicos, epidemiológicos e terapêuticos relacionados aos diferentes tipos de reação na lepra
?-
Fonte:Rio de Janeiro; s.n; 2000. xii,143 p. ilus, tab.
Tese:Apresentada a Universidade Federal do Rio de Janeiro. Faculdade de Medicina para obtenção do grau de Doutor.
Resumo:No presente trabalho reuniram-se cinco estudos realizados em pacientes portadores de lepra, explorando diferentes aspectos dos estados reacionais. Todos os pacientes foram diagnosticados e tratados no Ambulatório Souza Araújo (Laboratório de Hanseníase, FIOCRUZ), constiuindo uma coorte que se iniciou em 1986 e se mantém em acompanhamento, incluindo um total de 2.500 pacientes. No estudo II, avaliou-se a frequência dos diferentes tipos de reação durante a poliquimioterapia e correlacionou-se a ocorrência de episódios reacionais com alguns parâmetros clínicos e antropométricos. Os dados foram analisados utilizando-se a versão 6.04 de Epi-Info. Este estudo mostrou que reações são complicações frequentes, atingindo mais de 60 por cento dos pacientes multibacilares, ocorrendo, igualmente, em todas as formas clínicas (BB, BL, LL), sendo as RR mais frequentes nas formas BB e o ENL nas formas LL quando tendem a ser episódios recorrentes. Apesar das reações ocorrerem em qualquer momento do tratamento, a reação reversa apareceu predominantemente nos dois primeiros semestres e o ENL predominou a partir do terceiro semestre. Apesar da maioria das reações apresentarem aspectos clínicos típicos, preenchendo os critérios para diagnóstico de eritema nodoso leproso ou reação reversa, um pequeno número de casos apresentou quadros clínicos atípicos, tais como edemas localizados ou generalizados, eritema multiforme ou lesões orgânicas localizadas, tais como neurites isoladas, orqui-epididimites e adenomegalias, dados incluídos nos artigos I e II(AU).
Descritores:HANSENIASE
HANSENIASE
HANSENIASE
HANSENIASE
HIV
Localização:BR191.1; WC335.500, N356a



página 1 de 1
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : HANSEN Formulário avançado   
Pesquisar por : Formulário livre   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6.1 powered by WWWISIS

BIREME/PAHO/WHO - Latin American and Caribbean Center on Health Sciences Information