Database : HANSEN
Search on : METILPREDNISOLONA [Subject descriptor]
References found : 3 [refine]
Displaying: 1 .. 3   in format [Detailed]

page 1 de 1

  1 / 3 HANSEN  
              next record last record
select
to print
Id:17234
Author:Rodrigues, Márcia Maria Jardim
Title:Utilização da Metilprednisolona na neuropatia da hanseníase ?-
Source:Niteroi; s.n; 2000. 137 p. tab, graf.
Thesis:Present for Universidade Federal Fluminense presented for the degree Mestre.
Abstract:Foram estudados 18 pacientes com hanseníase e comprometimento neurológico, classificados segundo critérios de Ridley e Jopling (1966). os pacientes foram distribuídos em dois grupos: o grupo I, incluia pacientes com comprometimento neurológico, em uso de corticosteróides por períodos variados; o grupo II, era constituido por pacientes que apresentavam déficit motor instalado em um período inferior a um ano e que não faziam uso de corticosteróides. Foram realizados exames neurológico e neurofisiológico antes, durante e após a administração de metilprednisolona intravenosa, em "pulsoterapia", por 6 meses. Para efeito de avaliaçãoda evolução dos pacientes foram consideradas a presença de dor espontânea, queixas de parestesia, espessamento neural, alterações da sensibilidade superficial, eritrocianose palmar e/ou plantar e comprometimento motor. Os resultados deste estudo revelaram a redução, em cerca de 50 porcento, na intensidade da dor no grupo I; o grupo II evoluiu sem dor ao final do estudo. (AU).
Descriptors:HANSENIASE
NEUROLOGIA
METILPREDNISOLONA/uso terap
Limits:RELATO DE CASO
Location:BR191.1; WC335.700, R618u


  2 / 3 HANSEN  
              first record previous record next record last record
select
to print
Id:13227
Author:Volc-Platzer, B; Wolff, K
Title:Behandlung eines subakut-kutanen Lupus erythematodes mit Thalidomid Treatment of subacute cutaneous lupus erythematosus with thalidomide-
Source:s.l; s.n; apr. 1983. 4 p. ilus.
Abstract:A patient with subacute-cutaneous lupus erythematosus showed no response to corticosteroids and azathioprine. Treatment with thalidomide resulted in a dramatic clearing of skin lesions but failed to improve pathological laboratory tests.(AU).
Descriptors:IMUNOFLUORESCÊNCIA
AZATIOPRINA/uso terap
IMUNOGLOBULINA G/metab
IMUNOGLOBULINA M/metab
RIM/patol
LUPUS ERITEMATOSO SISTÊMICO/quimioter
LUPUS ERITEMATOSO SISTÊMICO/patol
METILPREDNISOLONA/uso terap
TALIDOMIDA/uso terap
Limits:RELATO DE CASO
HUMANO
MASCULINO
MEIA-IDADE
RESUMO EM INGLES
Electronic Medium:http://www.ilsl.br
Location:BR191.1; 02129/s


  3 / 3 HANSEN  
              first record previous record
select
to print
Id:12097
Author:Pimentel, Maria Lúcia Vellutini
Title:Neurohanseníase: emprego de metilprednisolona em pulsoterapia intravenosa ?-
Source:Rio de Janeiro; s.n; 2001. xiii,64 p. tab, graf.
Thesis:Present for Universidade Federal do Rio de Janeiro. Faculdade de Medicina presented for the degree Mestre.
Abstract:foram selecionados12 pacientes com diagnóstico de hanseníase, com neuropatia periférica, independentemente do tempo de instalação dos sintomas neurológicos e da forma clínica de hanseníase. Os pacientes estavam ainda em tratamento específico ou já haviam terminado o mesmo e usavam ou não corticóide oral. Todos os pacientes submeteram-se à avaliação clínica, ao estudo eletroneuromiográfico e, em alguns deles, foi realizada a biópsia de nervo. O esquema terapêutico preconizado foi a administração de um grama de metilprednisolona intravenosa durante 90 minutos, em três dias consecutivos, seguidos de um intervalo de quatro dias. Este mesmo procedimento foi repetido nas duas semanas subseqüentes. O corticóide oral foi gradualmente suspenso. Os pacientes foram posteriormente acompanhados ambulatorialmente para avaliação da evolução dos sintomas, utilizando-se a Escala Analógica Visual (VAS). Nova eletroneuromiografia foi realizada três meses após o término da pulsoterapia. Aqueles pacientes que não aprsentaram melhora clínica, com relação as queixas sensitivas, foram submetidos a novo ciclo de pulsoterapia e reavaliados clinicamente. Nos pacientes com maior comprometimento neurológico (sintomas sensitivos mais exuberantes, deficit motor, amiotrofia) foi realizada pulsoterapia mensal (um grama de metilprednisolon em dose única). Observamos, após a primeira pulsoterapia, uma queda de seis a sete pontas na escala analógica visual, em 58 porcento dos pacientes. Não houve,no entanto, melhora tão importante na evolução eletroneuromiográfica. A pulsoterapia com metilprednisolona intravenosa é uma opção de tratamento que deve ser considerada na neuropatia da hanseníase devido à boa resposta terapêutica, à menor incidência dos efeitos colaterais observados com o uso prolongado de corticóide e ao melhor controle sobre a sua administração(AU).
Descriptors:Hanseniase
Nervos Periféricos
Eletrodiagnóstico
Metilprednisolona
Biópsia
Doenças do sistema nervoso
Location:BR191.1; WC335.702, P649m



page 1 de 1
   


Refine the search
  Database : HANSEN Advanced form   
Search for : Free form   

    Search in field  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH powered by WWWISIS

IAH - © BIREME/PAHO/WHO
Latin American and Caribbean Center on Health Sciences Information